quinta-feira, 14 de outubro de 2010

PC Siqueira e Felipe Neto: fama, poder e ganância?


Se não fosse pela rapidez e instantaneidade, eu não ficaria tão surpreso! Postei um comentário nos canais de PC Siqueira e Felipe Neto, há alguns minutos, divulgando os links para o Blog, o Orkut e o Canal do Vai Ler. Quando dei por mim, o comentário havia sido imediatamente apagado (censurado?!).  Fico imaginando o motivo de tão ríspida atitude... Seria por que o vídeo do Vai Ler poderia ser usado até em sala de aula, como declarou um professor de História, enquanto as diatribes de Felipe Neto, eivadas de pornografia e carentes de sentido, não teriam o mesmo destino – a sala de aula? Ou seria por que o vídeo do Vai Ler tem a intenção de incitar a reflexão e o conhecimento de fatos, momentos e personagens históricos, usando o humor e o escracho, enquanto o vlog de PC Siqueira se contenta em narrar as peripécias de sua cachorrinha e suas aventuras rumo ao shopping? Enfim, a tentativa de aproveitar a audiência dos dois canais para divulgar o nosso vídeo não foi minimamente bem sucedida. Pelo contrário, a concorrência e a competição mostraram sua face policialesca, à vigília de qualquer ameaça... Como diria Brecht, os “novos” burgueses, aqueles recém convertidos, são bem piores na sua ganância ególatra do que os velhos burgueses, os tradicionais, a quem restava alguma nesga de caráter!
Abraço,
Vai Ler!

4 comentários:

  1. Continua fazendo os vídeos e postando no blog, Fessor *-*

    ResponderExcluir
  2. Vale lembrar que, uma comentário no youtube pode ser removido se muitos usuários o marcarem como spam também.

    ResponderExcluir
  3. ._.' Mas eu vi a propraganda do canal de vc's num comentário de um vídeo do pc siqueira. WHATEVER, adorei a crítica de vc's e aproveitei pra divulgar pros meus amigos (que tambem aprovaram =D). Bom ter alguma coisa nordestina decente no youtube (chega de forró, né?!). Continuem =D

    ResponderExcluir
  4. É verdade Jéssika, divulgamos nos canais que são objeto de nossa crítica... Mas isso é uma forma de reverter ou, pelo menos, enfrentar esses "dispositivos-padrões histericamente aclamados pelo público", como se disse na crítica. Também como se disse, o estrelato não é um mal em-si mesmo; deve-se se perguntar sempre pelo o que está sendo evidenciado e de que forma - se de modo fanático e passivo ou autêntico e esclarecido. Abração!

    ResponderExcluir